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Bola Suiça

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A bola suíça vem sendo utilizada na fisioterapia a mais de 40 anos. Conforme Carrière (1999), a fisioterapeuta Klein-Vogelbach, já em 1970 integrou o uso da bola em suas aulas de cinética funcional desenvolvendo exercícios que foram analisados e publicados. A bola suíça era utilizada pelos fisioterapeutas como ferramenta terapêutica para afecções neurológicas e posteriormente para distúrbios ortopédicos e ou traumatológicos.

Atualmente a utilização da bola tem se tornado um instrumento aceito não somente nos departamentos de fisioterapia, mas também entre personal trainers e outras pessoas que buscam promover um estilo de vida saudável. As bolas suíças não são mais uma raridade e já podem ser encontradas em diversas casas especializadas em materiais para fisioterapia e área esportiva.

A aplicação da bola no mundo do fitness em geral cresce. No trabalho com o Método Pilates ela já é uma opção definitiva. Existem também aulas específicas com a bola suíça (de ginástica localizada) ministradas em academias. Também são amplamente usadas dentro das salas de musculação.

No trabalho com a bola o corpo é estimulado constantemente a ajustar-se para manter o equilíbrio. A bola leve e cheia de ar oferece uma confortável e firme superfície que suporta o peso do corpo(até 300 Kg) em várias posições. A força da gravidade torna-se um parceiro desafiante quando se percebe que sentir e mover o peso do corpo é divertido, arriscado e criativo. É impossível alongar o corpo com um colchonete ou equipamento da mesma maneira que se faz com a bola.

Com a bola podemos fortalecer a musculatura, aumentar a propriocepção (consciência de como o corpo se movimenta no espaço), alongar, ajudar a concentrar sua atenção em perceber estímulos e sensações. É assim que a bola é utilizada para recuperar habilidades motoras, intensificar desempenho atlético e ou contribuir na mudança da composição corporal auxiliando no emagrecimento.

No trabalho do Método Pilates com a bola suíça você pode melhorar sua postura, aumentar sua flexibilidade, ganhar concentração, diminuir a barriga, definir músculos, reduzir o estresse, trabalhar a respiração. No trabalho de ginástica localizada com a bola suíça você pode adquirir todos os benefícios como em outras aulas em grupo de ginástica localizada: força, flexibilidade, alongamento e melhora da postura.

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