Você está aqui: Início > Estilo Wing Chun

Estilo Wing Chun

Wing Chun é um sistema de defesa pessoal realista, criado na China.

Simples e eficiente, descarta todo movimento acrobático. É uma arte marcial desenvolvida para permitir que qualquer tipo de pessoa, independentemente de tamanho, força ou sexo, possa se defender de agressores maiores e mais fortes.Wing_Chun

Neste sistema trabalha-se com todas as possibilidades: mais de um atacante, ataques de qualquer direção, de pé, sentado ou já no chão, etc...

Sua origem é controversa, mas podemos nos utilizar da fonte mais divulgada onde nos diz que com o conselho dos monges tibetanos o governo Manchu, baniu todas as armas e obtiveram total controle da China. Valendo de leis ultrajantes para os cidadãos e de pesados impostos sobre o país o governo se mantinha firme e livre de manifestações contrárias. Entre outras medidas o treinamento em Kung Fu também foi proibido.

Entretanto o governo ainda respeitava de certa forma o Templo Shaolin como um santuário budista. Alguns “artistas marciais” começaram a treinar exércitos revolucionários na arte do Kung Fu, usando o Templo Shaolin como lugar secreto de treinamento. Como o tradicional sistema de Kung Fu do Templo Shaolin levava de 15 a 20 anos para formar um mestre de kung fu, a necessidade para desenvolver um novo e eficiente estilo tornou-se crítica quando alguns mestres de Kung Fu resolveram trabalhar para o governo Manchu.

Os fabulosos NG JO (WUZU ou 5 VENERÁVEIS) cinco dos grandes Grão-Mestres de SHAOLIN (peritos nos subestilos do Tigre, Dragão, Leopardo, Serpente e Garça) planejaram desenvolver uma forma, que deveria levar pouco tempo de prática e ser mais eficaz do que os outros sistemas já existentes. Os 5 professores se reuniram-se em muitos locais, principalmente na GUANGDONG HUNG SUEN HAY BAN (Companhia de Ópera Cantonesa Junco Vermelho) para discutirem os méritos dos estilos de Kung Fu que praticavam e encontrar o mais eficaz método de treinamento de cada sistema. Eles desenvolveram o princípio e o programa de treinamento que deveria levar somente 5 anos para ser dominado, o qual denominaram de WING CHUN (Eterna Primavera), uma homenagem à WING CHUN TONG (Sala Eterna Primavera) do Templo Shaolin de FUJIAN, onde treinava um venerável mestre chamado JEE SHIM.

Contudo, antes deste novo sistema ser colocado em prática, o Templo Shaolin foi invandido e incendiado pelos Manchus. Os 5 fugiram seguidos de alguns discípulos fiéis para diversas regiões da China. O estilo WING CHUN começou a ganhar notoriedade devido à facilidade de locomoção das Companhias de Ópera Junco Vermelho.

Após a destruição do templo pelo imperador da dinastia Ching, por volta de 1734, a arte passou a ser ensinada de modo sub-reptício pelos monges sobreviventes, indo parar numa trupe de atores de Ópera cantonesa chamada Kin Fah Wui Guon (A Sociedade da Preciosa Flor de Jade), cujo objetivo,  além dos feitos artísticos, era o de disseminar o ideal de restauração da dinastia Ming, por meio da revolução armada. Após a dissolução do grupo, supostamente envolvido em uma rebelião, a arte foi reflorescer na cidade da Montanha de Buddha, Futsan na segunda metade do séc. XIX.

Entre em contato para marcar sua aula experimental grátis!
(51)3597-6006 ou (51)3598-7232
Pode entrar em contato pelo site aqui!

 

Boletim de Notícias

Inscreva-se e seja o primeiro a saber das novidades e promoções.

Facebook

.
Banner