Você está aqui: Início > Academia > Dicas de saúde > Mitos e Verdades
PDF
mitos-verdades

Mitos e verdades, você vai desvendar aqui neste artigo todos aqueles assuntos que ja ouviu falar, mas...o que é ?  Quais duvidas que pairam no ar.

 

 

1- Exercícios aeróbicos são os ideais para emagrecer?

Qualquer atividade física faz a pessoa perder calorias. O fato de emagrecer vai depender do objetivo e da intensidade da atividade realizada. O exercício aeróbio é o ideal para o progresso de emagrecimento, pois é a atividade que tem o maior gasto energético, lembrando que vai depender da intensidade realizada da atividade.

2- Musculação emagrece?
Sim, a musculação é umas das principais atividades físicas que faz emagrecer, isso porque a musculação leva a um aumento do metabolismo basal (gasto energético para nossas funções vitais), que, por sua vez, promove um aumento do gasto calórico diário e, conseqüentemente, ao processo de emagrecimento.

3- No início de treinos já é possível sentir redução de peso corporal na balança?

Depende da pessoa. Isso porque não podemos levar em consideração a balança, pois é uma mensuração mal interpretada pela maioria das pessoas. Em algumas pessoas ocorre sim o emagrecimento na balança, em razão do maior gasto energético com os treinos, que leva a um fenômeno chamado balanço calórico negativo (diariamente, a pessoa perde mais calorias do que ganha). Em outras, ocorre um aumento do tecido muscular e não no tecido adiposo, que irá influenciar diretamente na balança, ou seja, haverá um aumento do peso corporal na balança.

4- É possível transformar gordura em músculo?
Impossível, primeiro que são tecidos diferentes (tec. adiposo e tec. muscular) e suas funções são distintas no nosso organismo. O que acontece, em razão da prática de atividades físicas, é um aumento do tec. muscular e conseqüentemente uma diminuição do tec. adiposo.

5- Os exercícios localizados eliminam a gordura localizada em algumas regiões do corpo?
Não, isso é um mito. Os exercícios localizados ajudam a perder calorias e, conseqüentemente, proporcionam uma diminuição da quantidade de gordura geral do nosso corpo.

6- É mais importante queimar calorias ou fazer exercícios?
É a mesma coisa. Com a prática de exercícios se tem um aumento do gasto calórico.

7- Devemos ou não usar suplementos alimentares?
Depende dos objetivos e necessidades de cada pessoa. Na maioria das vezes não existe a necessidade da utilização de suplementos, pois uma alimentação bem balanceada já é ideal para atingir os objetivos e necessidades da pessoa. Caso ocorra o uso de suplementos é de fundamental importância o acompanhamento de um(a) nutricionista.

8- É preciso sentir dor muscular para que o exercício surta efeito?
Não, pois nem sempre a atividade vai causar dor muscular. Essa dor vai depender muito da pessoa, tipos de treino, intensidade e volume de treinos, entre outros...

9- Para manter a forma é preciso treinar para o resto da vida?
Sim, pois a atividade física vai beneficiar-nos de uma melhor qualidade de vida e conseqüentemente uma melhor estética.

10- Pilates e ioga não têm o mesmo efeito que a ginástica?
Sim, pois nessas aulas você tem um gasto calórico significativo, ganho de força, consciência corporal, flexibilidade; são ótimas atividade. O que vai depender são os objetivos do aluno, pois existem atividades especificas para determinados objetivos. Procure um profissional de educação física, pois ele saberá dizer qual a melhor atividade física para seu objetivo.

 

Boletim de Notícias

Inscreva-se e seja o primeiro a saber das novidades e promoções.

Facebook

.
Banner